“Tenhamos um sonho grande,
uma causa tão grande pela qual
valha a pena doar a vida toda.”
Integrantes da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) participaram entre os dias 19 e 22 de julho do 15º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) com o tema “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is, 17), acontecido em Rondonópolis, Mato Grosso. A mística desses dias se costurou sob o chão das realidades brasileiras, o clamor dos povos e a atuação de leigos e leigas na confecção das comunidades de fé.
A plenária temática ‘CEBs e Economia de Francisco e Clara’ buscou mostrar que, para construir um novo céu e uma nova terra, é essencial transformar o nosso modelo econômico, o que só acontecerá com a organização coletiva, territorial e mobilizadora de novas relações econômicas. Em Assis, por ocasião do encontro global da Economia de Francisco, o Papa Francisco nos convidou a concretizar a Economia de Francisco e Clara por meio de três eixos: pensar, sentir e agir a partir do mundo e dos clamores dos empobrecidos, a encarnação nas realidades territoriais e a defesa ampla da construção da dignidade do trabalho para todas as pessoas no mundo.
Será mantida acesa a brasa que aquece os corações de milhares de pessoas que vivem e são Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) por meio da defesa dos bens comuns da humanidade, a Terra, o Teto e o Trabalho, a água, os alimentos, os saberes populares, as culturas, as vivências comunitárias. Assim se costura uma trama de casa comum! Onde todos são um sistema comum de partilhas, de encontros, de saberes, de vida.
Para nós, as CEBs representam o modelo de Igreja que vive e se compromete com a Economia de Francisco e Clara: são as Casas de Francisco e Clara, criando espaço de concretização de economias para a vida, onde os povos e os seres da natureza se encontram na escuta, na acolhida a diversidade, na mística dos empobrecidos e na coragem de mobilizar territórios, projetos que enfrentam o atual modelo econômico e concretizem economias para o bem viver.
Mantemos e reafirmamos a intrínseca ligação de projetos que se encontram e complementam, rumando à Terra sem Males. CEBs e ABEFC comungam do mesmo ideal, caminhos e planos. Sonhemos, pois, sempre juntas(os)! Um novo céu e uma nova terra surgirão pelo amplo e bonito movimento pluralista de articuladores e articuladoras de economias para a vida.
Rondonópolis, 21 de julho de 2023
Andrei Thomaz Oss-Emer, Peterson Prates, Iasmin Veeck, Adriana Chirone, Janderson Marx, Ruan de Oliveira Gomes, José Maurício Ferraz, Regina Dantas (Tia Rege), Pe. Vilson Groh e Pe. Edson Thomassim
Deixar um comentário