Entre os dias 10 e 15 de março na sede do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) na cidade de Bogotá, Colômbia aconteceu o encontro ‘Novas Economias e a Economia de Francisco e Clara’. O encontro reuniu pessoas que produzem projetos práticos de Economia de Francisco e Clara e tem realizado uma incidência territorial e também de projetos populares de aprendizados sobre novas economias.

A América Latina é uma região com culturas vibrantes e rica diversidade e enfrenta desde sempre grandes desafios econômicos como as desigualdades, pobrezas, mudanças climáticas e uma economia que exclui e mata.

Os participantes, entre eles três brasileiros – Eduardo Brasileiro, Marina Oliveira e Augusto Martins -, puderam nos diálogos apresentar a realidade brasileira, os desafios socioeclesiais, as propostas de incidência em redes e a integração de ações na América Latina.

Este espaço de diálogo, intercâmbio e construção coletiva reuniu especialistas acadêmicos, líderes de ação territorial e empreendedores de diversas iniciativas, como economia solidária, economia popular, economia de comunhão e outras novas economias. Nos dias que se seguiram houve compartilhamento de experiências e boas práticas que inspiram e motivam mudanças. O fortalecimento de redes e alianças entre os diferentes atores que trabalham por um futuro mais justo e equitativo e, a definição de estratégias conjuntas para promover a Economia de Francisco e Clara na América Latina e no Caribe.