CARTA AS/AOS COMPANHEIRAS/OS QUE CONSTROEM A ABEFC NOS TERRITÓRIOS

Queridas/os Articuladoras/es,

Construímos coletivamente o convite e a viabilização da viagem para algumas das tantas lideranças que temos nos territórios, reunidas em nosso Conselho Territorial, e assim nos encontramos em Campinas/SP entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024.

Com representações das/os Articuladoras/es da Economia de Francisco e Clara de vários cantos do País, conseguimos escutar, sentir e comungar das iniciativas e experiências que têm brotado nas nossas realidades territoriais. Bonitas, saborosas e harmoniosas, nós sentimos os diversos ecoares da busca por outra economia no corpo-território da ABEFC.

Neste encontro, nos dedicamos a realizar desde momentos de contemplação, espiritualidades e esperanças, até analisar a conjuntura econômica, política e cultural do nosso Brasil. Dedicamo-nos a pensar a práxis da ABEFC, construída no conjunto das iniciativas que movimentamos nas nossas comunidades e compõem esta nossa rede de redes, o nosso saber-fazer e as alianças com movimentos, entidades, associações, pastorais, universidades e escolas que articulamos a partir da Economia de Francisco e Clara.

Pudemos conhecer a rica experiência do Núcleo Campinas da ABEFC, o particular e amoroso esforço em fazer esse encontro acontecer, e sobretudo, testemunhamos na Cozinha Solidária São Marcos um encontro profético entre os voluntários da Cozinha, militantes sociais da cidade, o nosso Conselho Territorial e campineiros e campineiras que estavam presentes. O encontro culminou no lançamento do livro ‘O caminho se faz ao caminhar: Formando multiplicadores da Economia de Francisco e Clara nos territórios’, uma parceria com a editora Santuário que indicamos fortemente que conheçam e saboreiem.

Após, dedicamos o dia inteiro de sábado e a manhã de domingo para refletir e convergir ações para o 3° Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara (3° ENEFC).

Por fim, realizamos também três encontros híbridos, um com a Plataforma Economias do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), outro com a coordenação da Campanha da Fraternidade 2025, e finalmente com a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (CEPAST/CNBB). Estas reuniões nutriram caminhos para nosso horizonte de construção em 2025.

O maior desejo gestado neste Encontro foi de reunir em 2025  todas/os as/os articuladoras/es, militantes de outras economias, agentes de pastorais, interessadas/os que professam ou não religiões, jovens, estudantes, professores, enfim, todas as pessoas que desejam encontrar caminhos para seguir diante dos desafios deste mundo. Será um momento fundamental em nossa história e precisamos construir juntas e juntos. Peça para a/o companheira/o que representou seu núcleo territorial na reunião para socializar o que já construímos até aqui.

A partir de agora começamos a costurar as teias e redes que farão acontecer o 3º Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara!

Enquanto ainda não temos mais concretizações desse sonho, a certeza é de que podemos começar a organizar nossa esperança para viablizar a presença de toda nossa gente. Comece a movimentar seu núcleo territorial! Em breve teremos cartilha de preparação, mais informações sobre local, data, duração e dinâmica. Por enquanto, alimente esse sonho conosco e comece a se preparar! Em 2025 nos encontraremos para anunciar, envolver e mobilizar o Brasil para outras economias!

Para finalizar, um agradecimento a todas as articuladores e articuladores da EFC, em forma de poesia da Ir. Fátima Lessa Ribas:

Eu queria agradecer em poesia

falar de nós e da coletividade

Da esperança que nos alimenta

Do sentido da Fraternidade

 

A Mística que nos inspira

Ilumina e faz abraçar o Caminho

O acolhimento e a proximidade nos lembram:

não se faz estrada sozinho

 

Não perder a força da fé

Olhar fixo na direção

Centralidade no essencial

Caminho de luta e transformação

Se fortalecer no território

Revitalizar nosso esperançar

Promessa de vida nas pegadas do Mestre

No aparente desespero nos animar

 

Sentinelas do hoje, antissistema

Perspectiva luminosa anunciar

“A vida pode ser boa e a economia justa pra toda gente”

é o nosso esperançar

 

Muito trabalho pela frente

Há uma chama viva a nos guiar 

Na atenção aos sinais, a realidade

Teremos clareza sobre tempo e lugar!

 

Gratidão pelo caminho conjunto

Pelos sonhos sonhados em mutirão

“Deus cuida” e nos conduzirá

Em cada passo da concretização.

 

Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara

Campinas, 17 de novembro de 2024