À comunidade da Economia de Francisco e Clara

O grupo de trabalho de comunicação (GT-COM) nasceu no bojo da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), a qual se formou com o objetivo principal de auxiliar os jovens na participação do evento “Economia de Francisco” (EoF), que ocorreria em Assis, Itália, em março de 2020. Várias pessoas voluntariamente atenderam a esse chamado –   a ideia foi mesmo a de construir pontes entre a teoria e a prática da mudança, bem como para consolidar esse interação e o apoio mútuo entre os jovens e os mais velhos das redes já existentes.

 

O GT-COM, então, formado neste contexto, é resultado da iniciativa de um grupo de jornalistas e de outros integrantes da rede, que desde março último se propõe a dar voz ao movimento por uma nova economia, de modo a integrar a Juventude convocada para o encontro na Itália e os outros atores que os apoiam, como o “fio que une todas as contas de um colar”. Comunicação é para nós um fluxo, coordenado e contínuo, que propõe a criar narrativas convergentes a partir do eco das múltiplas vozes presentes nesse coletivo tão inspirador.

 

Após a confecção de um Plano de Comunicação, onde constam a linha editorial, as ações e o cronograma de atuação, o GT-COM colocou em prática várias ações – a Agenda de Francisco e Clara (no Whatsapp); a divulgação integrada das redes sociais (eventos dos integrantes da rede) com transmissões dos eventos on-line pelo Facebook (em parceria com o Canal Resistentes no Youtube); a realização da pesquisa “Quem Somos” e a organização de boa parte do conteúdo para preservação da memória desse movimento. Nesse momento pré-evento realizamos também algumas ações de cobertura com as “Entrevistas Assis é Aqui”, sobre a organização dos jovens brasileiros, e pretendemos retransmitir alguns momentos do evento oficial em nossa rede Facebook.

Mas o que nos interessa mesmo comunicar agora é o seguinte: enfim lançamos o website Francisco e Clara – a linha editorial assumida por nós é aquela do chamado do Papa, o que inclui dizer que trataremos dos seguintes temas: do trabalho, do cuidado, da solidariedade, da desigualdade (e sobretudo do que aflige mulheres, negros e pobres), da humanidade, da justiça e das políticas para a felicidade e riqueza com a conservação ambiental. E nesse sentido queremos agradecer a cada um de vocês que nos ajudou a tocar essa iniciativa adiante, lembrando com entusiasmo de quem nos apoiou na campanha de arrecadação para sua construção. Queremos prestar contas do dinheiro arrecadado, que possibilitou o registro do nome, da hospedagem por 1 ano, da confecção dessa primeira versão (incluindo todas as ferramentas para sua segurança) com os conteúdos básicos.

 

Agora é com cada um de todas e todos. No intuito de nos fortalecer mutuamente, entendemos que seja fundamental a colaboração de todas e todos, em especial os mais  jovens, nessa empreitada!!! Se quisermos uma divulgação com resultados importantes, precisaremos do apoio de toda a rede: somos os maiores beneficiários dessa ação.

Apoiadores

Um agradecimento especial à todos que apoiaram à construção deste Website por meio da nossa campanha de financiamento coletivo no apoia.se:

 

Ubaldo Andrade Junior

Verbo Divino

Catharina Goes

André Ricardo Souza

Andre Ricardo de Souza

Cristina Sampaio

Ricardo Henrique dos Santos

Eliana Ambiel Pires Toledo

Ivan Vasconcelos de Goes

Klaus Raupp

Nilza Pereira de Almeida

Salette

Maria Elvira Ribeiro Tuppy

Josimar Priori

Adilson Andrade Vilas Boas

Beatriz Goes

Flavia Orsi

Clara Mabeli Bezerra  Baptista

Patrícia Maria

Carolina Alzate

Ivan Madeira de Oliveira

Isabel Gnaccarini

Beatriz Canabrava

 

Vocês são incríveis e não teríamos conseguido sem vocês 🙂 

 

Juntos somos mais fortes!!

GT-Comunicação

Contato: comunica.franciscoeclara@gmail.com

Redação GT Comunicação

Related Post

Leave A Comment

Name

Website

Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.