Alan Faria Andrade Silva

Vila CO2 e desigualdades

Advogado, Alan é membro da Comunidade de Vida Cristã Cvx. Mestre com a dissertação "Caritas organização da sociedade civil efetivando direitos humanos", atualmente doutorando em Direito pela PUC-SP.

Amanda Barbosa Rêgo

Vila Agricultura e Justiça

Amanda tem 34 anos, e é de Anápolis, Goiás. Graduada em Direito na UFU, e cursando ciências econômicas pela IEG, é servidora pública, no cargo de Oficial de Justiça no TJGO. Gosta de estudar direito e economia ambiental, e espera ajudar, de alguma forma, na construção de uma economia mais sustentável - especialmente acredita poder auxiliar as pessoas que já preservam o meio ambiente a conquistarem autonomia econômica.

Ana Carolina Fernandes Alves

Vila finanças e humanidade

Ana Carolina é Economista e mestranda em Economia, Educadora Financeira e Co-fundadora do Projeto Pastoral influenciado pela vida de São Francisco, o programa em podcast "Educação Financeira para a Vida".

Andréa Gomes dos Santos

Vila Negócios em transição

Andréa atua como gestora de projetos educacionais na CESAR School, em projetos com ênfase em aprendizagem voltadas para o pensamento computacional e novas tecnologias. Coordena ações voltadas para a transformação positiva, o engajamento de comunidades e o uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Academia B (Comunidade B PE) e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro, além de formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

Andrei Thomaz Oss-Emer

Vila Agricultura e Justiça

Andrei é Bacharel e Mestre em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal de Pelotas (RS), e atualmente pesquisa sobre os conceitos de Liberdade, Responsabilidade e Sustentabilidade na Teoria de Amartya Sen. Educador Franciscano na Rede de Educação SCALIFRA-ZN, compõe a Pastoral da Educação na Arquidiocese de Pelotas. Projeto EoF: Educação para ecologia integral e responsabilidade socioambiental.

Ariel de Andrade Molina

Vila Agricultura e Justiça

Ariel é bacharel em Agroecologia, mestrado em horticultura e doutorando em Botânica. Ativista na CSA Brasil e URGENCI - Rede Internacional de Comunidade que Sustenta a Agricultura.

Augusto Luis Pinheiro Martins

Vila Trabalho e Cuidado

Augusto fez Licenciatura em Filosofia (FAE) e Bacharelado em Teologia (PUC-SP). Especializado em Franciscanismo pela UCOB (Brasília), faz parte do grupo de pesquisa Pessoa Humana Antropologia, Ética e Sexualidade (PHAES) da PUC-SP. Atualmente está inscrito no Programa de Pós-Graduação em Análise Comportamental e Clínica (Stricto Sensu) da PUC-PR. É co-fundador do projeto EFV (Educação Financeira para Vida) cujo objetivo é despertar a importância da Educação Financeira nas Famílias tendo como fundamento uma Espiritualidade de Comunhão e Participação. A ideia é também oferecer acompanhamento às famílias com uma equipe formada por profissionais nas diversas áreas do conhecimento humano (Direito, Psicologia, Economia, Teologia e Filosofia), e propor ferramentas de gestão familiar para romper com o ciclo de perpetuação da pobreza. Atualmente além de ações presenciais, quando possível, desenvolve um Podcast (pragrama de rádio gravado) sobre Finanças e Espiritualidade que atualmente está em 24 países com mais de 2.600 reproduções.

Bárbara Nascimento Flores

Vila Agricultura e Justiça

Bárbara é indígena-descendente do Povo Maxacali. Mãe de três crianças, é dona de casa; “artivista” (artista dançarina ativista); professora; escritora; pesquisadora e empreendedora. Não bastasse tudo isso, ela é “ecofeminista” co-fundadora do Wayra - Movimento Ancestral Filosófico de Indígenas Mulheres, e membro do Movimento Sul da Bahia Viva. Ela possui formação acadêmica em Turismo, especialista em Educação Ambiental, mestre e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

BRENO MINELLI BATISTA

Vila Negócios em transição

Breno é professor de Sociologia e História. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar). Possui pela mesma instituição Mestrado em Sociologia e Bacharelado em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Economia Solidária. Membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP). Pesquisador integrante do eixo ”Reconfiguration of politcs” do Laboratório Misto Internacional Social Activities, Gender, Market and Mobilities – LMI.SAGEMM. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES).

Carina Vitral

Vila Mulher e a Economia

Carina Vitral é feminista. Estudante de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi conselheira da Cidade na gestão de Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo. Presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) à época do impeachment de Dilma Rousseff, quando liderou passeatas em todo o país, e comandou atos políticos no Congresso Nacional contra a redução da maioridade penal. Durante o governo de Michel Temer, organizou ocupações estudantis e protestos contra a Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos públicos em Educação, Saúde e outras áreas sociais. Ao presidir a União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo, em 2013, os estudantes conquistaram o passe livre estudantil na rede de transporte da Capital.

Clara Dourado Alencar

Vila Vida e Estilo de Vida

Jornalista, empreendedora, artista e ativista. Atua há mais de 10 anos nas áreas de comunicação e marketing, e em 2018 abriu seu próprio negócio, a Juntas Colmeia Criativa. A empresa de impacto socioambiental tem como principal objetivo disseminar a sustentabilidade, empoderar mulheres e extinguir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho por meio de serviços de comunicação, educação e produção de eventos. Desenvolve projetos com o time da Juntas para diversas iniciativas como Central Única das Favelas no Ceará e Instituto Verdeluz. É também voluntária do movimento Fortaleza pelas Dunas em defesa da proteção da Área de Relevante Interesse Ecológico do Parque do Cocó. É vegetariana há 15 anos.

Daiane Zito

Vila Mulher e a Economia

Dai Zito é comunicadora social, militante da Pastoral da Juventude que compõe a delegação brasileira no Encontro Mundial de Economia de Francisco. Contribuiu ativamente no GT da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra as Mulheres, e atuou em vários projetos que pautam a vida das juventudes periféricas e a vida das mulheres. Recentemente contribuiu com o IPJ - Instituto Paulista de Juventude no projeto “Eu sou + 7 x 7” grupo Belém. Projeto EoF: “Brasilândia Store” é um coletivo de jovens oriundos/as de grupos de jovens da Pastoral da Juventude e que produz camisetas com stencil – “esse foi um jeito de gritarmos para o mundo nossas pautas, crenças e quem somos”. Toda a arrecadação com a venda das camisetas é utilizada para custear formações com as temáticas de educação popular, artes, espiritualidade e cidadania para outros jovens que acompanhamos nesse processo de formação integral.

Daniel Isfer Zardo

Vila Trabalho e Cuidado

Cidadão global, co-fundador da ABIS Educação Transformadora, considerado líder em sustentabilidade pelo PNUMA (Programa da ONU para o Meio Ambiente) em 2010, recebendo o título de Jovem Embaixador Ambiental Global. Pós-graduado em Empreendedorismo e Negócios Sociais, Engenheiro Ambiental, cursou parte da graduação na França. Conhecedor do perfil da juventude global, esteve na Europa, Oriente Médio, Ásia e América, como representante da juventude brasileira em conferências da ONU em prol da educação e sustentabilidade. Daniel têm se especializado em inovação social, metodologias educacionais, economia criativa, desenvolvimento sustentável, negócios sociais, liderança transformadora, e artes do mar. Entre 2012 e 2013, residiu em Genebra na Suíça, trabalhando como consultor da ONU na criação de programas em empreendedorismo para jovens líderes em países africanos. Foi vencedor do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável e do primeiro Startup Weekend Education de Curitiba. É Fellow da Social Good Brasil. Hoje trabalha exclusivamente na ABIS Educação Transformadora, onde atua na construção de seu ideal por um mundo mais justo e humano. Recentemente realizou em Segualquia, Urubici (SC) sua primeira Busca de Visão* através da tradição do Fogo Sagrado de Itzachilatlan. Atua no ABIS Educação Transformadora - Empreendedorismo e a Nova Economia para Crianças e Educadores.

Diogo de Castro Lopes

Vila Agricultura e Justiça

Docente investigador da UDSA (Universidade de Sabedoria Ancestral); co-fundador da UDSAENRED. Facilitador Sênior na Mentoria Orgânica, coletivo de Facilitadores. Estudou e contribuiu com a democratização dos métodos Dragon Dreaming, Sociocracia, CNV e Fluxonomia 4D. Entusiasta das Eco Yoga Aldeas coordenou projetos para facilitadores em eventos junto a CASA - Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina em 2015. Desenvolveu na Índia metodologias próprias de aprendizado transgressivo, colaborando com um programa de educação em 8 universidades em 8 países e 4 continentes em 2016. Iniciou na Espanha integrado ao movimento de Ecosofia uma formação de Facilitadores e Tecnologias Ancestrais em 2017. No Brasil foi presidente da ONG Nascentes, apoiando a criação de zonas livres de transgênicos com foco na APA - Área de Proteção Ambiental de Botucatu (SP), de 2010 a 2014. Foi Conselheiro Municipal de Meio Ambiente e de Segurança Alimentar do município liderando um movimento de defesa dos Direitos da Natureza. Especialista em Engenharia de Software é membro fundador do Parque Tecnológico de Botucatu, em 2011. Gestou duas empresas na incubadora de base tecnológica Prospecta da FCA/UNESP de 2007 a 2013. Prêmios e Reconhecimentos: PRIME/FINEP - Fundo de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil - 2009. Foi também vencedor da edição Global Futurizer em convênio com a Universidade MonDragon do País Basco na primeira edição em São Paulo (SP) com um projeto que apoia produtores rurais familiares orgânicos chamado Gondola Segura em 2012.

Douglas Monteiro de Almeida

Vila Negócios e Paz

Douglas é economista e mestre em desenvolvimento territorial e políticas públicas, ambos pela UFRRJ. Atualmente, é doutorando em sociologia, no IESP / UERJ. Foi delegado na Conferência Nacional de Juventude em 2015 e delegado na 20° Assembleia da Juventude da ONU, em 2017. Desde os 16 anos é da Pastoral da Juventude e é conselheiro Estadual de Juventude, no Rio de Janeiro. Atua com movimentos sociais na Baixada Fluminense e trabalha como coordenador de mobilização da Casa Fluminense. Tem interesse na discussão das políticas públicas de segurança, desenvolvimento socioeconômico, redução das desigualdades e direito a cidade.

Eduardo Brasileiro

vila negócios e paz

Eduardo é educador na periferia de Itaquera é sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É consultor social e político do Instituto Cultiva. Membro do coletivo de Igrejas da Zona Leste de São Paulo: IPDM - Igreja Povo de Deus em Movimento. Apresenta o programa Paz e Bem de espiritualidade Plural.

Ernesto Ferreira

vila Negócios em Transição

Co-fundador do Movimento pelo Dia Internacional da Juventude, Ernesto é Engenheiro Civil com pesquisas sobre Negócios Sociais. Formado na Universidade Hebraica em Inovação, fez a Escola de Verão da ONU em Empreendedorismo Social, e hoje é líder intercultural das Nações Unidas.

Estela Ramos de Souza de Oliveira

Vila Políticas para a Felicidade

Graduada em Letras (UNESC), é especialista em Gestão Escolar (SOCIESC) e tem mestrado em Literatura pela UFSC, instituição na qual cursa atualmente o Doutorado. Atuou como docente na educação básica, no Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi da cidade de Sombrio (SC), e em cursos de graduação, na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma (SC). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina em Jaraguá do Sul-Rau (SC). Ao longo de sua atuação docente, dedica-se a projetos de pesquisa e extensão com ênfase em literatura e formação humana, letramentos e formação de professores.

Felipe Proença

Vila políticas para a felicidade

Economista Marginal.

Gabriel José Moraes da Silva

Vila Agricultura e justiça

Gabriel é estudante de Direito pelo Centro Universitário Assunção, estagiário no Tribunal de justiça de São Paulo, atuante nos movimentos sociais da zona leste de São Paulo e na Diocese de São Miguel Paulista. Palestrante sobre políticas públicas, ativista pela saúde por meio de recursos naturais e agroecologia.

Gabriela Consolaro

Vila Vida e Estilo de Vida

Advogada, especializada em Direito Penal e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional e mestranda em Direito Ecológico e Direitos Humanos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável - CNPq. Secretária Nacional de Formação da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil.

Giovana Aparecida Moraes Batista

Vila Negócios e Paz

Giovana tem 19 anos, e é graduanda de Relações Internacionais. Associada a um clube de serviços voluntários e desenvolvimento de lideranças, promove e realiza campanhas ambientais e sociais. Também como serva do Grupo de Jovens Franciscanos Paz e Bem, atuou em campanhas de assistência social a comunidades. Participante no ano de 2017 do Programa Geração Empreendedora, experimentou o dia a dia de empresários no setor financeiro. Em 2019 foi semifinalista do Youth Ambassadors EUA. Hoje é animadora Laudato sí pelo Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC) e co-criadora do projeto Ideias Sustentáveis.

Guilherme Augusto Pereira

vila Finanças e Humanidade

Guilherme é formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) e atua como contador em diversas empresas na região, atualmente cursa MBA de Gestão de Negócios pela mesma instituição. Além da contabilidade, é músico e participa de diversos movimentos na comunidade eclesial de Luz no interior de Minas Gerais. O projeto elaborado para o encontro foi baseado no ensino da educação financeira nos ensinos básicos municipais. Ainda está em processo de análise para aprovação pelas entidades municipais competentes. Esse projeto visa desenvolver o empreendedorismo e o conhecimento sobre o valor dos produtos e serviços, além da importância da gestão de impostos feita pelo estado.

Gustavo Aguiar Pinto

Vila Finanças e Humanidade

Economista pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), é especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela UNICAMP (2017). Foi Conselheiro do CORECON-MG (2016-2019); e vice-Presidente do CORECON-MG (2020). Foi Diretor de Contabilidade e Finanças na Prefeitura Municipal de Timóteo (2013-2015); Diretor e Superintendente da Subsecretaria de Juventude do Estado de Minas Gerais (2015-2017); e Subsecretário de Juventude do Estado de Minas Gerais (2017-2018). Atualmente é assistente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e vogal suplente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais pelo CORECON-MG.

Gustavo (Guga) Nagib

vila negócios em transição

Guga é geógrafo, pesquisador, professor, editor, poeta e ator. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), cumpriu como doutorando visitante (2018-2019) na Sciences Po de Paris. É também membro do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avançados da USP. Projeto EoF: A partir das lutas ativistas em prol da agricultura urbana, almeja trabalhar para a estruturação de circuitos curtos de produção e consumo de alimentos orgânicos e de base agroecológica mediante novas redes de economia solidária e preferencialmente com a utilização de moedas sociais.

Henrique Sengès Coutinho Marques

Vilas: Vocação e Lucro; Trabalho e Cuidado; Energia e Pobreza

Administrador pós-graduado em Comércio Exterior pela UFRJ, Rio de Janeiro, é profissional experiente em Gestão da Inovação, Marketing, Comunicação e Responsabilidade Social. Atuou nos segmentos de energia, bens de consumo, telecomunicações, educação, e grandes eventos – trabalhou na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, auxiliando ainda na prestação de serviços de consultoria e tradução. Sua experiência profissional abarca ainda as áreas artística e televisiva, com qualificação profissional em Artes Dramáticas e Apresentação de TV. Henrique é uma pessoa proativa e proficiente na resolução de problemas e na construção e gestão de relacionamentos (networking e trabalho em equipe). Criativo, dinâmico, bem-humorado, atento a detalhes e novidades, tem fortes habilidades de comunicação. Fluente nos idiomas Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Atua em projetos de inovação na área social no escopo do Santuário Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

João Victor Batista lopes

vila Trabalho e Cuidado

João Victor cursa a graduação em Economia na Universidade Federal do Ceará e atua como membro júnior da Pesquisa de Condição Socioeconômica e Violência Doméstica contra a Mulher (PCSVDFMulher). Tem interesse pela área de estatística e métodos quantitativos.

Lara Martins

Vila Gestão e Dom

Lara Martins é especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IAG - Escola de Negócios Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduada em Comunicação Social com habilidade em Publicidade e Empreendedorismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Jovem mulher negra brasileira se define como protagonista na construção de um futuro sustentável para todas e todos. Assessora do Pacto Global da ONU, é uma das jovens selecionadas do Rio de Janeiro como agente de mudança para a Economia de Francisco 2020. Articuladora local e ativista de ações em prol do desenvolvimento sustentável, Lara atua como Gestora da Comunidade do Sistema B no Rio de Janeiro, integra o Rio de Impacto e é a 1º voluntária do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), membro da equipe de ODS da organização de jovens Engajamundo, Fellow da Comunidade Social Good Brasil e da Abraps e recebeu o prêmio de Valuable Young Leaders em 2019.

Lea Vidigal

Vila Agricultura & Justiça

Lea é mestre e doutoranda em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo de São Francisco. É professora universitária e leciona cursos de Direito Econômico, Direito da Inovação e Desenvolvimento e Sustentabilidade. Pesquisa os temas sistema financeiro, política econômica, planejamento e o papel do Estado para o desenvolvimento. No mestrado (publicado como livro em 2019), buscou compreender a trajetória histórica e a função do BNDES. No doutorado aborda o ordenamento jurídico da política agrícola brasileira e a busca de soberania alimentar como seu elemento fundamental. Em 2015-2016, foi pesquisadora visitante do King’s Brazil Institute – King’s College London. Também atua no terceiro setor: é cofundadora e diretora jurídica da Fundação Brasil Meu Amor desde 2017.

Leonardo Mello Affonso Lemos Tannous

Vila energia e pobreza

Graduado como Engenheiro Ambiental pelo Centro Universitário SENAC (2009), Leonardo tem livre docência em Permacultura pela REDE PERMEAR (2008), e é Designer para Sustentabilidade (Global Ecovillage Network 2008), e Auditor Interno Integrado (SGS 2020). Pró-atividade, criatividade, espírito de liderança, visão ampla e sistêmica, facilidade de comunicação e relacionamento com pessoas são seus fortes; ele ama trabalhar em grupo, respeitando o próximo; tem senso de organização e instinto perscrutador. Projeto EoF: “Bairro autossuficiente” para excluídos sociais:

Letícia de Alcântara Moreira

Vila Mulher e a economia

Doutoranda e mestra em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada e Pós graduada em Gestão ambiental pelo IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes. Pesquisadora da Sala Verde LEAS (UNIFEI), atualmente trabalha em pesquisas com as seguintes temáticas: Unidades de Conservação e Economia Solidária. Atua como pesquisadora na área ambiental e, como educadora popular no Projeto MOÇA (Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia).

Lilian de Pellegrini Elias

Vila Agricultura e Justiça

Lilian é economista, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp. Tem experiência de dez anos em pesquisa nos temas sistemas alimentares sustentáveis, agricultura familiar, desenvolvimento rural e políticas alimentares. Na dissertação discutiu os impactos socioeconômicos das compras de produtos da agricultura familiar pela Política Nacional de Alimentação Escolar. Na tese tratou das condições de construção de um sistema alimentar sustentável e o papel da agricultura familiar neste contexto. Durante o doutorado foi pesquisadora visitante no Sustainable Places Research Institute da Cardiff University, em 2018 e 2019. Entre 2017 e 2018 foi professora no Departamento de Governança Pública, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Lucimara Malaquias

Vila Negócios e Paz

Lucimara tem 30 anos, e é formada em Economia com ênfase em Comércio Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pós graduada em Economia e Ciências do Trabalho pelo DIEESE. Atua com Dirigente Sindical no Sindicato dos Bancários de São Paulo, sendo vice-presidente de juventude Uni Global Union, regional América (sindicato global).

Luiz Ariovaldo Fabri Junior

Vila Energia e Pobreza

Recém doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, com projeto de transferência de conhecimento e tecnologia para produção de energia para moradores de comunidades sem acesso à rede de eletrificação.

Luiz Henrique Vieira da Silva

Vila CO2 das desigualdades

Mestrando em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) na linha de pesquisa Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade é bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador bolsista CAPES, Modalidade I, compõe o grupo de pesquisa Gestão Estratégica e Sustentabilidade, o Conselho do PPGS da PUC-Campinas e a Comissão de Autoavaliação do PPGS da PUC-Campinas. É observador externo no Laboratório Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South (LABGEC). Cursou créditos como estudante especial no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp) e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp).

Luiza Dulci

Vila Agricultura e Justiça

Luiza possui graduação em Economia (UFMG), é mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ), e doutoranda do programa de Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura (UFRRJ). Realizou estágio de doutorado sanduiche de um ano na Josef Korbel School of International Studies da Universidade de Denver, nos Estados Unidos (2019/2020). Com interesses de pesquisa na fronteira da economia e da sociologia, seus estudos abordam temas de desigualdade e pobreza; questão agrária; financeirização da terra; juventude rural; mercado de trabalho e tecnologia. A pesquisa de doutorado em curso é dedicada ao estudo da rede de produção global do café e busca compreender as estratégias de organização e controle da renda pelas grandes multinacionais do setor e a consequente perda de influência do Brasil. Com relação à militância social, Luiza iniciou sua trajetória no movimento estudantil - integrou a gestão Outras Palavras (2009-2010) do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFMG) e foi presidenta do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas (2010-2011) da UFMG. Entre 2015 e abril de 2016 integrou a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), quando esteve a frente da Assessoria de Juventude Rural e coordenou a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural junto às organizações de juventude do campo, das florestas e das águas. Durante o mesmo período foi membra do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Atualmente, integra o Coletivo Agrário Nacional e Estadual (MG) do PT e o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo.

Maria Clara Magalhães

Vila economia e a mulher

É formada em Engenharia Elétrica e também tem formação em Design de Futuros pelo Institute For The Future. Já compartilhou sua casa com pessoas de mais de 17 países diferentes, Maria Clara também viveu nas Filipinas pelo período em que estudou Formação Humana Global e Treinamento Prático em Responsabilidade Social. Além disso, ela é TEDxSpeaker e fotógrafa. Alagoana, Maria Clara é daquelas pessoas ousadas - ousou tanto que até inventou o nome da sua profissão: Engenheira de Futuros. É embaixadora da Brazil Conference at Harvard&MIT, empreendedora social, futurista, projetando futuros desejáveis, desenvolvendo novas ferramentas a partir da perspectiva de construir um mundo mais empático, especialmente para as mulheres.

Marina Oliveira

Vila Negócios e Paz

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), também possui graduação em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atua como Coordenadora de Projetos para as comunidades atingidas pelo crime da Vale S./A. em Brumadinho, pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Entende que a paz não vem sem a justiça, e que no caso brasileiro a mineradora não cumpre esses requisitos mínimos e básicos.

Myrian Castello

Vila Políticas para Felicidade

Myrian Castello é ativista pelo direito de sonhar de “todes”. Vinda do interior de Minas Gerais, realizou vários projetos em diferentes países como Coréia do Sul, Filipinas e Suécia. Co-Fundadora da @realizecomafabrica e do Movimento pelo Direito de Sonhar, da Seva soluções regenerativas, é representante executiva no Fórum Espíritu de Humanidad Latinoamericano. Ela ainda é uma líder de desenvolvimento no maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude, Membro da Culture of Peace, organização internacional de cultura de paz. Participou de programas internacionais de lideranças e empreendedorismo social como Youth Initiative Program - Suécia e Guerreiros Sem Armas, além de uma conferência sobre paz na ONU, em Nova York.

Pamela Sobrinho

Vila Gestão e Dom

Possui graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Controladoria e Finanças, atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial. Já atuou como tutora presencial do curso de Ciências Econômicas, e como professora substituta da matéria de Introdução à Economia. Atualmente é Analista de Arrecadação, conselheira do Conselho Regional de Economia – CORECON/MG, e vice-presidente no Instituto CORECON Cultural. Anteriormente foi membro da Comissão técnica para a avaliação dos três finalistas do VIII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal - Eixo Economia/Desenvolvimento Econômico (2018), tendo sido coordenadora da Comissão técnica para a avaliação dos três finalistas da edição de 2020 do mesmo Prêmio. Pamela recebeu a premiação de melhor funcionária em 2019, pela FIEMG. A jovem ainda tem experiência na área de Economia, Gestão Orçamentária, Projeções Financeiras, Análises Macro/Microeconômicas e Setoriais e legislação trabalhista e previdenciária. E é colunista do Portal Gira Betim.

Patricia Maria da Silva

Vila Vocação e Lucro

Formada em Comunicação Social pela PUC-SP com cursos de especialização na área de Design de Serviços, Design Thinking e Experiência do Consumidor. É mãe e empreendedora, atuando a frente de uma agência de comunicação e design. Uma das selecionada para o evento internacional Economia de Francisco, um convite do papa Francisco para criarmos uma economia com mais alma. Participa de projetos voltados ao empreendedorismo feminino e materno e faz parte da Pastoral do Empreendedor.

Ramon Jung Pereira

Vila Vocação e Lucro

Com 27 anos, reside em Betim, no estado de Minas Gerais. Mestrando em administração na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC–Minas), desenvolve pesquisas sobre a relação e diálogo de saberes entre atores da universidade e sociedade, na construção de inovações sociais e tecnologias sociais pertinentes a determinados territórios. É atualmente pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (NUPEGS), onde desenvolve pesquisas, projetos extensionistas e atividades correlacionadas ao campo da gestão social, empreendedorismo social e ensino. É administrador de formação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com mais de dez anos de atuação profissional em áreas plurais, como gestão, empreendedorismo, robótica, docência e startups – desenvolveu em 2017, dentro de uma empresa de software, o “Decolab”, uma aceleradora de ideias e projetos inovadores. Para além dessas atividades, é professor voluntário de inglês no projeto social “Sonhart”: uma mobilização social de moradores do bairro Santo Afonso, em Betim, onde diversos atores sociais se mobilizam para prestar serviços voluntários de valor para a comunidade, principalmente para as crianças.

Sofia Corradi

Vila Agricultura e Justiça

Sofia é uma jovem mineira de 24 anos, Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduanda em Geoprocessamento. É engajada em ações nas temáticas de recursos hídricos e de ação climática, com as quais trabalha atualmente. Acredita na transformação através da ecologia integral, luta pela preservação e por uma economia mais inclusiva e sustentável. Como estudante, fez parte do Programa Nacional de Saneamento Rural no Brasil, se envolvendo com o direito dos povos indígenas à água e ao saneamento. Trabalha por mudanças positivas e colaboração global, que a levaram à Water Youth Network, um conector de jovens estudantes e profissionais do setor da água; e depois ao Global Shapers Belo Horizonte, uma iniciativa jovem do Fórum Econômico Mundial que busca gerar impacto e desenvolver lideranças; e ao Climate Reality Brasil, comunidade treinada por Al Gore para influenciar, disseminar e articular soluções para conter a mudança do clima.

Tamiris Cristhina Resende

Vila Políticas e Felicidade

Doutora em Administração, Mestra em Administração Pública, Administradora. Foi pesquisadora visitante na University of Kent (Inglaterra) e na University of Kassel (Alemanha).

Tatiana Vasconcelos Fleming Machado

vila Negócios em Transição

Tatiana tem 28 anos, é economista pela UFJF, com período de intercâmbio na Universidade de Évora-Portugal (Bolsista DRI UFJF, 2014). Pós-graduada em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), auxilia pesquisas do Manchetômetro, projeto do LEMEP do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Ela também trabalhou como analista sênior de conteúdo integrado no Laboratório de Tendências da Casa Firjan. Tem experiência com economia industrial e economia da cultura e seu objetivo é contribuir com a construção de narrativas para um sistema econômico possível, que rompa com a insustentabilidade vocacionada das estruturas socioeconômicas hegemônicas. No âmbito do evento The Economy of Francesco, Tatiana coordena o grupo Tecnologias para o Bem Comum.

Thiago Rocha da Cunha

Vila

Professor do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, é bacharel em Biomedicina e mestre e doutor em bioética com concentração em saúde pública. Pesquisa temas relacionados à bioética global, direitos humanos e biopolítica.

Tiago Guerra

Vila Negócios em transição

Tiago Guerra é Engenheiro de Produção, mestre em Sistemas e Processos Industriais com ênfase em planejamento estratégico regional. Sócio-fundador da TG Engenharia Empresarial e da Colmeia, onde atua como consultor, tem se dedicado ao aperfeiçoamento em metodologias emergentes - cursou Art of Hosting, Biomimética, Dragon Dreaming, Thinking environment, Gaia Education e Comunicação Não Violenta.

Vitor Hugo Tonin

Vila Finanças e Humanidades

Economista e mestre em História, Urbanismo e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. É assessor sindical.